segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Dica saudável: Óleo de avelã extravirgem


Olá, como estão?

A dica saudável para a loja Naturalmente dessa semana, foi sobre o óleo de avelã. Confiram:

A avelã é uma fruta oleaginosa, rica em gorduras boas e saudáveis para nosso organismo.
Seu óleo tem sabor adocicado e enriquece qualquer receita do dia-dia.
É rico em ácido graxo monoinsaturado, o ômega-9 (gordura essencial em nossa alimentação). Possui ainda baixa concentração de ômega-6, o que é adequado já que, na alimentação ocidental há excesso na ingestão desse ácido graxo.
É um óleo estável à altas temperaturas e resiste à rancificação quando utilizado em fogo. Ou seja, não queima facilmente durante o cozimento, sendo ideal para utilização em pratos quentes.
A avelã tem ainda vitamina E (que é antioxidante), vitamina B1, caroteno, vitamina C (outro antioxidante), selênio, potássio, magnésio e fósforo. 


Auxilia no tratamento e na prevenção do colesterol elevado, da aterosclerose, de doenças do coração e do AVC.
A recomendação de ingestão desse óleo, a fim de prevenir e tratar essas doenças, é de 5 a 10 mg por dia, ou seja, 1 a 2 colheres de sopa. 

Já experimentaram óleos diferentes? 
Beijos ;)

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Transtornos alimentares

Olá,

Hoje estava ouvindo o programa Pânico da rádio Joven Pan e eles estavam falando sobre a Marcha das Famintas, movimentação que ocorrerá hoje em São Paulo, com o intuito de divulgar informações e conscientizar as pessoas sobre as doenças causadas pelos transtornos alimentares, como a anorexia, a bulimia e a vigorexia.
Por isso, resolvi falar um pouco sobre a bulimia hoje. Depois escrevo sobre os outros distúrbios.
A bulimia se caractriza por períodos de compulsão alimentar, onde a pessoa ingere grandes quantidades de alimentos em um curto período (alguns minutos ou algumas horas). Essa compulsão pode ocorrer de 2 a 3 vezes na semana. Esse quadro é seguido por uma atitude de compensação, como o jejum prolongado, uso de laxantes, diuréticos, indução do vômito ou prática de exercícios excessiva. 
Após esse período de compulsão, a pessoa se sente culpada e deprimida.
Mesmo ingerindo grandes volumes de alimentos, a pessoa não ganha peso, mas sempre se acha gorda e abaixo dos padrões de beleza.
As consequências dessas atitudes são: problemas nos dentes e gengivas (devido à acidez dos vômitos), desidratação, fadiga, intestino desregulado, depressão.
O tratamento envolve uma equipe de profissionais da saúde: psiquiatra, psicólogo, nutricionista, médico. Pode haver uso de tratamento medicamentoso.
Porém, quando o paciente chega para se tratar, geralmente, já está em um nível avançado da doença, com muita depressão. Nesses casos, é necessária uma internação.
É muito importante o apoio da familia e amigos, pois o bulímico não se enxerga como uma pessoa doente e possui auto estima baixa.
É uma doença difícil de ser tratada, pois há muita pressão da sociedade para as mulheres e homens serem perfeitos o tempo todo. Aí entra o apoio da família novamente.
Um local referência no Brasil e na América Latina, para o tratamento dos transtornos alimentares, é o Ambulim. É um Ambulatório de Bulimia e Transtornos Alimentares do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e oferece tratamento gratuito para todo o país.
Para ter mais informações sobre o Ambulim clique aqui

Espero ter ajudado, passado mais informações a vocês, pois há muita confusão entre anorexia e bulimia.

Beijos ;) 

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Onde comer bem: Casa do pão de queijo

Olá, como estão?

Fui esses dias na Casa do pão de queijo e vi que lá é um bom lugar para fazer um lanchinho da manhã ou da tarde. 
Vocês já viram os pasteis de forno com massa integral que tem lá? São assados e possuem recheio de ricota com peito de peru, espinafre com ricota ou majericão com tomate e mussarela. São muito saborosos e 1 unidade tem 217 calorias e 9% de fibras alimentares. Ótima escolha! O problema é o preço. Eles são pequenos e custam em torno de R$ 4,20. Mas, você pode acompanhá-los com 1 Dip, que possui de 50 a 114 calorias.
Os sucos de lá também são maravilhosos! Além dos tradicionais, tem os naturebas: abacaxi com caju, manga com laranja, manga com abacaxi, entre outros. Tem também os mates batidos com polpa de frutas na hora.
Os sanduíches também são saudáveis (em sua maioria) e muito gostosos.
Então, fica a dica! Na próxima vez que ficar com fome, procure a Casa do pão de queijo e faça escolhas mais saudáveis!
Beijos ;)

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Consuma mais ovo

Olá,

Existe o mito de que consumir muito ovo eleva o colesterol, não é mesmo?
Pois você sabia que cada ovo possui apenas 70 calorias? Além disso, comer ovos colabora para controlar o peso, manter a força muscular e as funções cerebrais, uma boa gestação e um crescimento saudável das crianças.
E, mais de 70% do colesterol do ovo, é constituído do bom colesterol, portanto, não prejudica a saúde. A recomedação de ingestão saudável seria de até 4 ovos por semana.
Aliás, dia 14 de outubro foi dia mundial do ovo!
Essas e muitas outras informações sobre os ovos estão disponíveis nos sites Dia do OvoOvos Brasil

Dica saudável: Fibras


Olá,
A dica saudável para a loja Naturalmente foi sobre fibras. Confira:

As fibras não são absorvidas pelo nosso organismo, mas devemos ingeri-las diariamente, pois elas limpam e removem todas as substâncias que nos prejudicam.
Favorecem o trânsito intestinal, previnem constipação, câncer intestinal, saciam, controlam o peso, previnem doenças, regulam os níveis de colesterol, triglicérides e açúcar no sangue.
Ainda há grupos de fibras que protegem e recompõe a mucosa intestinal, aumentando a imunidade e prevenindo doenças.
Também retardam o esvaziamento gástrico e a absorção da glicose, sendo ideal para consumo por diabéticos. 
São muito importantes na nossa alimentação e sua recomendação de ingestão é de 25 a 30g por dia. Para isso, deve-se ingerir mais frutas e vegetais com casca, feijão, castanhas, cereais como arroz integral, pães integrais, granola, farelo de aveia e de trigo.
Muito importante ressaltar que, ao aumentar seu consumo de fibras, deve-se aumentar a ingestão de líquidos também, pois, caso contrário essa fibra formará um bolo e ficará retida no intestino, causando prisão de ventre e gases. A água ajuda a fibra a formar um gel e assim executar todos seus benefícios citados acima. 

Receita rica em fibras
Creme de abóbora com cevadinha

Ingredientes:
1 xícara de chá de cevadinha cozida com sal
1 colher de chá de extrato de soja
1 colher de sopa de gergelim integral
Sal moído a gosto
1 abóbora cabotia pequena cozida e espremida
3 xícaras de chá de leite desnatado
2 dentes de alho amassados
1 colher de sopa de cebola picada
2 colheres de sopa de cebolinha picada
3 colheres de sopa de azeite

Modo de preparo: Bata no liquidificador a abóbora, o leite, o extrato de soja e o sal até obter um creme. Refogue no azeite o alho e a cebola, acrescente o creme e deixe levantar fervura. Adicione a cevadinha e deixe por mais 3 minutos. Decore com gergelim e cebolinha.

Calorias: 53 em 1 concha pequena
Rende 17 porções

Beijo ;)

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Dica saudável: Benefícios do amendoim

Olá,
Mais uma dica saudável que fiz para a loja Naturalmente. Dessa vez, usei informações de divulgação do Mega Evento de Nutrição que fui, em SP.


Esse grãozinho tem sido alvo de diversos estudos e, recentemente a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB), publicou um informativo que traz os benefícios do amendoim em nosso organismo.
Nesse informativo, há a recomendação de ingestão diária de 30 gramas de amendoim, no final da tarde. Esse hábito, ajuda no rejuvenescimento, no fortalecimento dos ossos, entre outras propriedades.
O amendoim renova as células e protege contra envelhecimento precoce. Possui ação antiinflamatória e protege os vasos sanguíneos. Também fortalece unhas e cabelos, favorecendo a beleza.
Ideal para ser consumido por gestantes, pois possui ácido fólico que participa da formação do sistema nervoso de feto.
Possui ácidos graxos monoinsaturados, que previnem doenças cardiovasculares.
Possui boa quantidade de cálcio e previne osteoporose.
Suas fibras dão saciedade e ajudam no processo de emagrecimento.
Os minerais Fósforo de Potássio ajudam a combater a fadiga e são idéias para quem pratica atividade física.
É fonte de ômega-3 e ômega-6, que reduzem os triglicérides e controlam a pressão arterial (no caso do amendoim sem sal). Previnem envelhecimento precoce.
O Selênio reduz o stress celular, físico e emocional.
A vitamina E é um antioxidante, combate radicais livres e previne tumores.
É capaz de manter o nível de açúcar no sangue estável, evitando hiperglicemia ou hipoglicemia, ideal para consumo dos diabéticos.
O amendoim é muito versátil e pode ser consumido na forma de doces ou pratos salgados, torrado, na forma de pasta/creme ou óleo. 

Ótimo, não? Segue uma receita para aumentar o consumo do amendoim:

Bolo de amendoim

Ingredientes:

  • 6 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 2 xícaras de chá de açúcar
  • 2 ovos
  • 1/2 xícara de chá de amendoim torrado e moído
  • 1 colher de chá de semente de erva-doce
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo peneirada
  • 2 xícaras de chá de fubá peneirada
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa de fermento em pó peneirado
  • 2 xícaras de chá de leite

 

Modo de Preparo: Bata na batedeira 5 colheres de azeite, açúcar e gemas por 5 minutos. Retire e misture o amendoim e a erva-doce. Adicione aos poucos os ingredientes secos, alternados com o leite e misture delicadamente. Unte com o azeite restante uma fôrma para pudim de 2 litros e polvilhe farinha. Despeje a massa e leve para assar em forno médio (180º C), pré-aquecido, por 1 hora ou até que enfiando um palito este saia limpo.


quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Dica saudável: Termogênicos

Olá,

Há algumas semanas, montei para a loja Naturalmente uma dica sobre os termogênicos. Olha só:

Os alimentos termogênicos aceleram o metabolismo, aumentando o gasto energético e queimando calorias durante a digestão.
Essas substâncias elevam a temperatura corporal e queimam mais gorduras.
Substâncias termogênicas podem ser encontradas nos seguintes alimentos:


- Gengibre, pimenta vermelha, canela, óleo de coco, chá verde, guaraná em pó, linhaça, café, casca da laranja amarga.


Esses alimentos devem ser consumidos de modo freqüente para que o efeito de queima de gordura e perda de peso seja alcançado.
Se somado à prática de exercícios físicos, haverá um maior gasto de calorias.


Também há os suplementos a base de termogênicos. Nesse caso, é muito utilizado o óleo de coco, óleo de cártamo, cafeína e laranja amarga. 
Esse tipo de suplemento também aumenta o gasto energético, dá saciedade e  queima os estoques de gordura. Deve ser ingerido antes dos exercícios e nunca à noite, pois pode prejudicar a qualidade do sono.

Gostaram? Já fazem uso desse alimentos e suplementos?
Beijos ;)

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Alimentos de época: Outubro

Olá,

Desculpe-me o sumiço, semana passada participei do Mega Evento de Nutrição, em São Paulo. Em breve colocarei as novidades do ramo alimentício aqui para vocês!
Mas hoje, como já é de costume, segue a listinha com os alimentos que estão em safra em Outubro. 
Leve essa lista com você qdo for às compras, pois esses vegetais estão mais baratos e saborosos agora!

  • Abacaxi, banana, coco verde, goiaba, jabuticaba, mamão, melancia, nêspera, pêssego, abobrinha, berinjela, jiló, pimenta, beterraba, cenoura.
Fonte: http://www.ceasacampinas.com.br/novo/Serv_produtos_epoca.asp
Beijos ;)