segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Carboidrato: Índice glicêmico, carga glicêmica, simples, complexo, fontes

Olá!

Hoje vou explicar um pouco sobre os Carboidratos: 

- Carboidrato possui 4 calorias por grama, ou seja, 1 grama de carboidrato tem 4 calorias.

- Após a ingestão, o carboidrato é digerido e convertido em glicose. 

- A glicose é armazenada no fígado e nos músculos.

- O carboidrato fornece energia para o corpo. 


Fontes:
Cereais (arroz, trigo, milho, cevada, aveia, centeio), tubérculos (mandioca, batatas, cará, inhame), frutas, açúcar, mel, preparações como bolos, pães, tortas, doces. 


Temos 2 tipos de carboidrato:

Complexos: São formados por 3 ou mais moléculas de glicose. São absorvidos de forma mais lenta, liberando menos insulina e fornecendo energia por mais tempo. Com isso, o indivíduo fica saciado por mais tempo, tem mais energia e disposição. Fontes: alimentos integrais, aveia, grãos, batata doce, frutas com casca ou bagaço. 




Simples: Formados por 1 ou 2 moléculas de glicose. São absorvidos de forma rápida e liberam muita insulina, de forma bem rápida. Isso faz com que pouco tempo após a ingestão, o indivíduo esteja com fome novamente, sem energia e em alguns casos, com dor de cabeça. Fonte: açúcar, doces, alimentos não integrais, batata, sucos e bebidas açucaradas, mel. 




Sabendo isso, podemos entender melhor o Índice Glicêmico. 



O índice glicêmico é a velocidade com que o alimento será transformado em glicose

Se o alimento consumido liberar muita glicose de forma rápida, fazendo com que a insulina seja liberada também, o alimento é classificado como de Alto Índice Glicêmico. O oposto (liberar glicose de forma mais lenta, e liberar menos insulina) é chamado de Baixo ou Moderado Índice Glicêmico. 

A carga glicêmica é uma combinação da quantidade de carboidrato e do índice glicêmico do alimento.


Alimentos que possuem alto índice glicêmico, não saciam muito, favorecem a compulsão alimentar, não são indicados para a prática de atividade física (podem causar hipoglicemia durante o treino), favorecem a resistência à insulina, e podem causar cansaço, fadiga, dor de cabeça, alguns instantes após seu consumo. 

(Isso é muito comum em indivíduos que tomam café com açúcar o dia todo, buscando mais energia e disposição no café, porém o açúcar tem alto índice glicêmico e causa o sintoma que a pessoa quer reduzir).


Já alimentos com baixo ou moderado índice glicêmico dão energia por várias horas e são indicados para consumo antes do treino. Também ajudam a evitar a compulsão alimentar, pois saciam e controlam a glicemia. 

- Os alimentos são classificados como alto, baixo ou moderado índice glicêmico ou carga glicêmica de acordo com os valores abaixo:






Se ficou alguma dúvida sobre esse assunto, entre em contato: heloizanutri@yahoo.com.br

Beijos ;) 

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