segunda-feira, 23 de abril de 2012

Barrinhas

Oie!

Hoje montei um post para falar das barrinhas de cereais.

Existem no mercado diversas marcas e sabores de barrinhas de cereais e elas são uma mão na roda no momento do lanchinho, para matar a fome fora de hora ou diminuir a vontade de comer doces, já que muitas levam chocolate na composição.

Porém, a maioria das barrinhas não são essa maravilha toda, super saudáveis e cheias de fibras como dizem os rótulos.

Para saber se a barrinha que você está comprando é saudável, leia a lista de ingredientes.
A lista de ingredientes (de qualquer alimento) traz a composição em ordem decrescente (do ingrediente que está presente em maior quantidade para o menor).
Perceba se o açúcar está presente logo no começo dessa lista. Sinal de que há muito açúcar nessa barrinha.
Perceba também os tipos de cereais presentes: se são flocos de arroz e de milho (que não possuem tanta fibra assim) ou se são flocos de aveia.
Veja se a barrinha leva xarope de glicose, um açúcar de rápida absorção e que pode levar a fome pouco tempo depois de comer., dificultando a perda de peso.
O que ocorre é que o xarope de glicose favorece a liberação de insulina no sangue. Com isso, o excesso de carboidrato ingerido, é estocado dentro das células de gordura e músculos. Então, fica mais difícil o corpo utilizar a gordura armazenada como fonte de energia, pois há excesso de açúcar no sangue. Como resultado: dificuldade em perder gordura.
Há ainda outros malefícios do xarope de glicose, como aumento da gordura visceral (gordura em volta dos órgãos), menor sensibilidade à insulina, aumento dos níveis de colesterol ruim e triglicerídeos.

Algumas barrinhas levam também adoçantes em sua composição: sucralose, acessulfame-K, entre outros.

Depois de analisar os ingredientes, vá para a tabela de informação nutricional.
Veja quantas calorias há em uma barrinha, a quantidade de carboidrato, proteína e gorduras, veja a quantidade de fibras e sódio também.
Compare uma marca com outra e prefira aquela que possua maior teor de fibras e proteínas e menos gorduras e açúcares.
Prefira as barrinhas orgânicas e adoçadas com mel.
As barrinhas de sementes também são excelentes. Possuem bastante fibra e gorduras boas e saciam muito!

Algumas marcas:

Nutry Ativa: Apesar de levar açúcar e xarope de glicose, possui Frutooligossacarídeos (nutriente prebiótico, que faz bem ao intestino). Consuma com moderação.


Nutry Barra de Fruta: Também possui açúcar, além de conservantes e corantes, mas a quantidade de fibra é boa. Porém, é melhor evitar e consumir fibras através de outras fontes mais saudáveis, né? Deixe para dias mais corridos em que não tiver tempo meeeesmo para comer fruta de verdade.


Nestlé barra de cerais com 15% de frutas: Possui xarope de glicose, mas a quantidade de frutas e fibras é boa. Mesma coisa que a barrinha anterior, evite o consumo constante.


Crocante de gergelim Airon: Excelente, possui adoçante, não tem açúcar.
Levittá sementes: Ótima também, não leva açúcar.


Bio2 orgânica: Barras orgânicas, adoçadas com mel, com pedaços de frutas, não leva xarope de glicose. Ótima.


Barra sem glúten Monama: Também sem xarope de glicose, adoçada com mel, é orgânica e sem glúten. Perfeita!

Barra de granola Mãe Terra: Não possui xarope de glicose, é integral. Excelente.

Outra dica: As barrinhas orgânicas e de sementes são mais caras, porém saciam muito mais, são mais nutritivas, te dão mais energia por mais tempo, regularizam de verdade seu intestino e você fica mais feliz! Rsrsrs Vale a pena, né?

Beijos ;)

Fonte:

Nenhum comentário: