quarta-feira, 17 de junho de 2015

Sucralose é saudável?

Olá,
 
Adoçantes naturais são extraídos de plantas, diferentemente dos artificiais, que são produzidos em laboratório.

 
A sucralose é obtida a partir da cana de açúcar, porém passa por processo químico. Portanto, apesar de ser um produto sintético, a sucralose é considerada natural.
 
Por ser obtida por processo químico, a sucralose não é metabolizada pelo organismo. Isso pode levar à inflamação, dificuldade para perder peso e controlar a diabetes.
 
A sucralose possui cloro em sua composição, mineral que pode alterar a função da tireoide.
 

Outro efeito colateral da sucralose, é o fato de que pode desencadear enxaqueca, devido a presença de um composto (dioxina).
 
Quanto à sua segurança, um estudo demonstrou que se utilizada em quantidades aceitáveis, a sucralose é segura sim.

 
Outro estudo, identificou que a sucralose reduz o nível das bactérias benéficas do trato intestinal de ratos. Além disso, cozinhar com sucralose gera compostos tóxicos.
 
Esse adoçante pode ainda alterar os níveis de glicose e insulina.
 
São muitos os estudos que mostram sua instabilidade a altas temperaturas e alterações metabólicas no nosso organismo.
 
Por isso, recomendo que o uso da sucralose seja feito com cautela, sem exageros, e se possível, substiua-o por outro adoçante natural e mais seguro, como a Stévia.
 
Fonte:  Sucralose, a synthetic organochlorine sweetener: overview of biological issues. J Toxicol Environ Health B Crit. Rev. 2013; 16(7):399-451.
Thermal degradation of sucralose: a combination of analytical methods to determine stability and chlorinated byproducts. Sci Rep. 2015 Apr 15;5:9598.
Artificial sweeteners: safe or unsafe? J Pak Med Assoc. 2015 Feb;65(2):225-7.

Nenhum comentário: