sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Nutrição Estética: Envelhecimento da pele

Olá,
O verão está chegando, e com isso as pessoas (principalmente as mulheres..) começam a se preocupar mais com a aparência e a estética.
As academias ficam cheias, as clínicas de estética ficam com a agenda lotada e os comércios de produtos voltados para estética aumentam suas vendas.
Nas próximas semanas, vou falar de algumas alterações de pele, cabelo e unhas que podem ser evitados ou amenizados com uma alimentação adequada também. Se forem conciliados tratamentos estéticos com alimentação saudável, o resultado será obtido ainda mais rápido.
Vamos para a primeira parte então?

O envelhecimento da pele tem muitas causas, dentre elas:
  • alimentação desequilibrada, que acelera o envelhecimento, alterando o DNA e por meio dos temidos radicais livres;
  • perda da elasticidade da pele, devido a uma desidratação;
  • uso de cigarro e bebidas alcoólicas;
  • estilo de vida (stress, sol sem proteção adequada, horas de sono insuficientes...)
O enfoque da nutrição no envelhecimento da pele, contempla:
  • consumo de álcool de forma moderada;
  • uma dieta rica em antioxidantes (presentes nas vitaminas A,C e E, nos minerais como o Selênio e o Cobre, nas frutas vermelhas, castanhas, legumes e verduras);
  • uma dieta com poucas calorias totais;
  • dieta rica em fibras (priorizando, portanto, a ingestão de frutas e vegetais com casca e crus, sempre que possível e de cereais integrais como pães, aveia, arroz e massas);
  • ingestão de pelo menos 2 litros de água por dia (pode ser complementada com chá de ervas sem açúcar ou suco de limão);
A vitamina C é muito importante nesse tratamento, já que mantem a integridade da pele, evita envelhecimento precoce e produz o colágeno e a elastina da nossa pele (que dão sustentação). A maioria das frutas e legumes possuem essa vitaminas, mas prefira a vermelhas e alaranjadas.
As vitaminas do complexo B também reduzem o envelhecimento, e estão presentes em carnes magras, castanhas, ovos, leite, frutas, cereais.

Como você pode perceber, para ter uma pele com aparência mais saudável e hidratada, é necessário ter uma alimentação balanceada. Por isso, nada de dietas malucas e muito restritivas se você quiser aparecer linda no verão! Caso seu estilo de vida não permita uma alimentação variada, vale fazer uso de complexos multivitamínicos e minerais, sempre prescritos pelo seu médico ou nutricionista, hein?

Espero que tenham gostado das dicas,
Bom findi!!!
Postar um comentário