terça-feira, 26 de abril de 2011

Arroz com feijão: Combinação completa

Olá, como estão?

Muitas pessoas quando querem perder peso, param de comer o feijão, achando que é muito calórico e vai dificultar a perda de peso.
Muito pelo contrário.
  • O feijão é uma leguminosa (outras leguminosas: ervilha, lentilha, grão de bico, soja) e possui cerca de 23% de proteína em sua composição. Também é rico em fibras e em um aminoácido essencial chamado lisina. Porém é pobre em metionina (outro aminoácido essencial).
  • Já o arroz, é um cereal (outros cereais: trigo, milho, aveia, centeio, cevada, triticale) e fonte de carboidrato. Também contém proteína, vitaminas do complexo B, fibras e ferro (principalmente o arroz integral). É pobre em lisina e rico em metionina.
Por isso, o arroz e o feijão se complementam com os aminoácidos deficiente em um, e rico em outro, resultando em uma mistura de melhor valor protéico.
Para obter a quantidade adequada dos aminoácidos, é necessário ingerir a proporção correta de cada alimento. Uma parte de feijão para três partes de arroz possui essa porporção.

Mas lembre-se, prefira sempre o arroz integral ou parboilizado. No preparo do feijão evite acrescentar bacon, carne seca, linguiça, e outros ingredientes gordurosos.

E aí, já comeu seu prato nutritivo com arroz e feijão hoje?

Beijos ;)

2 comentários:

Anônimo disse...

Meeus parabéns pelo seu blog, encontrei ele hoje por acaso, pesquisando umas dicas sobre como se alimentar bem, e me deparei com seu blog, interessantíssimo, continu postando novidades, que agora quero acompanhar ele sempre :D

Fernanda

Unknown disse...

Obrigada Fernada! ;)