segunda-feira, 27 de junho de 2011

Alimentação de bebês e crianças

Toda criança deve ser alimentada com leite materno exclusivamente até os 6 meses de vida.
Mas após esse período, é hora de incluir os alimentos na dieta. O motivo da inclusão de alimentos semi-sólidos somente após os 6 meses, é que apenas nessa idade o trato digestório e os movimentos mastigatórios da criança estão preparados para receber esses alimentos.
OBS: Caso o bebê não seja mais alimentado com leite materno, e sim leite de vaca, os alimentos semi-sólidos devem ser introduzidos aos 4 meses de vida.
Para fazer a introdução dos alimentos na dieta do bebê, esta deve ser de forma gradual, incluindo 1 alimento novo por dia. Assim a aceitabilidade será maior e permitirá também verificar qual alimento gerou uma reação negativa, e qual gerou reação positiva.
A pessoa que está alimentando a criança deve ficar atenta à neofobia (fobia do novo), que é a rejeição natural da criança à alimentos desconhecidos, novos, em um primeiro momento. Essa atitude não é a mesma coisa que aversão. Apenas uma reação normal e deve ser respeitada.
Porém, os alimentos rejeitados devem ser oferecidos frequentemente, de formas diferentes (uma vez assado, outra cozido, cru, em bolos, tortas, etc). Deve-se ter paciência, pois os alimentos rejeitados devem ser oferecidos de 8 a 10 vezes para que haja uma aceitação definitiva.
A consistência dos alimentos deve iniciar mais pastosa até chegar ao sólido, de forma gradual e de acordo com a aceitação da criança. Evitar alimentos crus inicialmente. A forma sólida, com pedaços inteiros deve ser oferecida apenas aos 12 meses.
Outra dica para estimular a mastigação é não triturar no liquidificador ou processador as papinhas. O correto é amassar/desfiar com garfo.
A papinha salgada deve sempre conter 1 alimento fonte de carboidrato (arroz, macarrão, mandioca, mandioquinha, batata, milho), 1 alimento fonte de proteína (carnes, peixes, frango, ovo (sem clara até os 10 meses), feijão) e 2 alimentos fonte de vitaminas e minerais (1 legume e 1 verdura).
As refeições devem ser feitas a cada 3 horas.
Papas de frutas também podem ser incluídas na alimentação das crianças, como opção de lanche da manhã ou da tarde.
É importante ressaltar que, o leite materno deve continuar complementando as papas até pelo menos os 2 anos de vida, sendo oferecido nos intervalos das refeições.
Para crianças maiores de um ano, que rejeitam alguns alimentos, é importante ter paciência e oferecer os alimentos em diferentes momentos até que a criança se acostume com novos sabores e texturas.
Estipular horários para as refeições, estimular a criança a preparar sua própria refeição, deixando-a participar da cozinha, criar uma horta ou um vaso com alguns vegetais, são algumas dicas para incluir alimentos saudáveis na dieta das crianças.
A família toda deve colaborar, se alimentando de forma adequada, já que os pais são um exemplo para a criança seguir.
A apresentação do prato costuma ser bem importante para as crianças (para os adultos também!). Crie pratos coloridos, com carinhas felizes e imagens bonitas a partir de frutas ou legumes picados.
A seguir duas receitinhas que as crianças irão adorar preparar e comer:
Sanduíche de pizza
Ingredientes:
2 fatias de pão de forma integral
2 fatias de queijo branco
2 rodelas de tomate
Orégano a gosto
2 colheres de sobremesa de catchup
Azeite de oliva a gosto
Modo de preparo: Espalhe o catchup nas fatias de pão, coloque o queijo, o tomate e tempere com orégano e azeite. Leve ao forno convencional ou de micro-ondas até dourar o pão e derreter um pouco o queijo. Sirva com suco de frutas.

Iogurte com gelatina
Ingredientes:
1 pote de iogurte natural sem sabor desnatado
1 envelope de gelatina incolor sem sabor
1 xícara de morangos picados
Açúcar a gosto
Modo de praparo: Hidrate a gelatina de acordo com o rótulo e bata com os demais ingredientes. Leve à geladeira até endurecer. Ótima opção de sobremesa para as crianças pois não contém corantes artificiais. Pode substituir o açúcar pelo mel e acrescentear chocolate granulado por cima.

Gostaram das dicas?
Até a próxima! Beijos ; )

Nenhum comentário: