segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

2016: O ano das leguminosas

Olá!

A ONU declarou 2016 como o Ano Internacional das Leguminosas, a fim de conscientizar a população dos seus benefícios nutricionais. 

No grupo das leguminosas estão os feijões, ervilha, grão de bico, lentilha. São fonte de proteínas e aminoácidos, vitaminas, minerais, fibras e carboidrato. 

Você sabia que existe um jeito mais adequado de consumir grãos (todos os grãos, não somente as leguminosas)?

Fonte: Google

- Se você se sente estufado ou com gases após o consumo de feijão, veja essa dica que eu dar. 
- Se se sente mal ou possui síndrome do intestino irritável, também deve seguir essa dica com outros grãos (arroz, quinoa, e demais leguminosas).


  • Dica: Deixar grãos de molho
1  de qualquer grão para 2  de água filtrada. Adicione 2 de sopa de limão ou vinagre, e deixe de molho da noite para o dia. 

O meio ácido irá facilitar a inibição do fitato. 

  • Por que deixar de molho
Pois os grãos integrais possuem Fitato (um inibidor enzimático), que é considerado antinutriente, já que se liga ao cálcio, magnésio, cobre, ferro e bloqueia sua absorção, levando à carência nutricional. 
Nos grãos refinados, o fitato já foi neutralizado. 
Ao deixar de molho, as enzimas dos grãos neutralizam o fitato, deixando seus nutrientes mais disponíveis para o nosso organismo. 

Beijo ;)
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Agendamento de consulta: heloizanutri@yahoo.com.br

Apostila de congelamento: Na minha loja virtual, ali em cima ;) 


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