segunda-feira, 2 de maio de 2011

Cozinhando em casa: Dicas para não errar as medidas

Olá, tudo bem com vocês?

Hoje vou dar algumas dicas sobre a maneira correta para se medir os ingredientes utilizados nas receitas culinárias.

A maioria das receitas possui como medida os utensílios de cozinha, como xícara, colher, copo, etc.
Mas, como vocês devem saber, o tamanho de uma colher de sopa, por exemplo, pode variar de marca para marca, e a colher de sopa que você tem em casa pode ser menor ou maior que a colher de sopa que quem criou a receita utilizou.
Essa variação pode modificar o resultado final e não é isso que queremos, né?
  • Para minimizar os erros, utilize copos graduados, colheres padrão (geralmente são vendidas em kit, com o tamanho certo de cada colher) ou balança.
Também é muito importante ler a receita inteira antes de iniciar o preparo. Assim, interrupções durante a execução são evitadas. Além de se certificar sobre todos os ingredientes necessários.
Outras dicas:
  • Os ingredientes secos (sólidos, tabletes, pedaços, grãos, pós) não devem ser pressionados para serem medidos. Deve-se apenas desmanchar possíveis caroços ou grumos e colocá-los no recipiente a ser medido, sem comprimí-los.
  • Com uma espátula ou o lado cego de uma faca, nivele a superfície do recipiente, retirando o excesso do ingrediente. Também é importante não retirar o ingrediente da lata ou pacote em que ele é comercializado, com o recipiente de medição. Sempre colocar com colher ou outro utensílio.
  • Para os ingredientes líquidos utilize medidores de vidro com graduação ou xícaras. Tome cuidado, pois esse tipo de ingrediente pode formar meniscos, ou seja, uma curvatura na sua superfície que torna a medida incorreta. Certifique-se que não há essa curvatura antes de agregar esse ingrediente aos demais.
  • Já os ingredientes pastosos, como gorduras, doce de leite, manteiga, margarina, banha, devem ser medidos em temperatura ambiente e colocados no utensílio medidor com ajuda de uma colher. Nesse caso, é permitido pressionar o alimento para evitar a formação de bolhas de ar. A superfície também deve ser nivelada.
Pronto! Siga esses passos e faça ótimas receitas em casa, sem erros!
Ficou alguma dúvida? Me envie sua pergunta que eu respondo!

Beijos ;)

Nenhum comentário: