quinta-feira, 5 de maio de 2011

Cozinhando em casa: higienização dos vegetais

Olá,

Seguindo a "série" Cozinhando em Casa, hoje vou ensiná-los o modo correto de higienizar as frutas, verduras e legumes antes de comê-los.
O ideal é fazer essa higienização logo que você chega em casa com os vegetais, pois eles estão sujos, podem conter bactérias, e ao armazená-los na geladeira ou fruteira, pode ocorrer a contaminação dos outros legumes que já estavam lá.

  • O primeiro passo é lavar os vegetais em água corrente. Esfregue bem a casca das frutas e dos legumes. Já as verduras, devem ser lavadas folha a folha. Pode ser utilizado uma escovinha (utilizada só para isso!) para levar melhor as cascas.
  • A seguir, prepare uma solução com 1 colher de sopa de água sanitária (sem cheiro e sem corantes!) para cada litro de água potável. Você também pode utilizar o hipoclorito de sódio, que se compra em supermercados, pórximo à seção de vegetais. Nesse caso, prepare de acordo com informações do rótulo.
  • Deixe os vegetais de molho nessa solução por 30 minutos (ou de acordo com o tempo sugerido no rótulo, para o hipoclorito de sódio).  
  • Após esse período, enxágue o alimento em água corrente, para remover resíduos do produto utilizado.
  • Seque o alimento, retirando o máximo de água possível. 
  • Guarde em sacos plásticos próprios para alimentos ou em potes com tampa.
Esse procedimento deve ser feito em todos vegetais que serão consumidos crus.
Caso a forma de preparo seja outra (refogado, cozido, assado, vapor...qualquer uma que  aqueça o alimento), não é necessário deixá-los de molho com água sanitária/hipoclorito de sódio. Basta lavá-los em água corrente.

Outra dica importante: Nunca corte/pique/descasque frutas, verduras e legumes antes de realizar esse procedimento. Se houver bactérias patogênicas (que causam doenças) na casca desses alimentos, a contaminação se espalhará não só para o interior do alimento, como para a faca e a tábua que você estiver utlizando.

Ah, e evitem utilizar a mesma faca e a mesma tábua para preparar alimentos crus e alimentos cozidos/prontos. Ao utilizar os mesmos utensílios, lave bem (em água corrente e deixando de molho na água sanitária também!) após cada utilização, hein?

Nossa, tem tanta coisa para eu falar ainda!
Fiquem de olho no blog, pois esse assunto rendeu! ;) 

Beijos*

Nenhum comentário: