terça-feira, 26 de julho de 2011

Alimentação contra o inchaço

Você se sente mais inchada durante a TPM? Ou percebe que ao final do dia está com pés e mãos inchados?
Esses podem ser sinais relacionados com variações na pressão arterial, mas às vezes o inchaço pode ser causado pela ingestão de alimentos ricos em sódio e baixa ingestão de líquidos.
Alimentos que devem ser evitados:
Embutidos: lingüiça, salsicha, mortadela, presunto, calabresa, bacon, peito de peru.
Enlatados em geral
Molhos prontos, catchup, mostarda, temperos prontos, sucos industrializados, sopas de saquinho
Conservas: azeitona, cogumelo, picles, palmito
Alimentos prontos congelados
Produtos light: A maioria dos produtos light apresenta mais sódio que a versão tradicional. Compare os rótulos e, se for o caso, prefira a versão tradicional, em menor quantidade
Carboidratos simples – pães, massas, doces feitos com farinha branca e açúcar
Alimentos ricos em água e que reduzem a retenção de líquidos:
Frutas frescas – abacaxi, morango, melão, melancia, pêra, uva, maçã, ameixa, maracujá
Folhas verde escuras – couve, rúcula, chicória, agrião
Carboidratos complexos – pães, massas e arroz integrais, aveia, batata doce
Legumes – chuchu, abobrinha, tomate, pepino
Ervas e chás – hortelã, cavalinha, chapéu de couro, centella asiática, oliveira, chá verde, erva doce, salsão, gengibre, canela
Água de coco
Agora, uma receitinha que ajudará na prevenção dos inchaços:

Suco contra retenção de líquidos
1 copo de água de coco
1 colher de sopa de mel
Polpa de 1 maracujá
Folhas de hortelã
Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador. Beba em seguida.

Gostaram? Qualquer dúvida ou sugestão, já sabem - mande-me um e-mail ou deixe nos comentários!
Beijos ;)
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