segunda-feira, 11 de julho de 2011

Chocolate é muito bom!

Chocolate é muito bom, não é mesmo? Mas como todos devem saber, deve ser evitado seu consumo excessivo, pois contém muitas calorias, gorduras saturadas e colesterol.
Hoje em dia, já existem diversos tipos de chocolates especiais, indicados para diabéticos, intolerantes à lactose, pessoas que estão em dietas de emagrecimento, entre outras indicações.
Vocês conhecem esses chocolates diferentes?
Vou mostrá-los a seguir:

Chocolife: É um chocolate sem adição de açúcar, sem glúten, sem lactose, sem gordura trans, com 25% menos calorias e ainda contém fibras e colágeno! E é muito saboroso! É indicado para pessoas que estão em dieta de emagrecimento, com doenças do coração, para hipertensos, para celíacos, diabéticos e também para intolerantes à lactose, além das pessoas que queiram incluir alimentos mais saudáveis no seu dia-dia. Existe nas versões ao leite, 50% cacau e 70% cacau.



Chocosoy: É um chocolate a base de soja, portanto não possui lactose. Existe em várias versões, entre elas: diet (indicado para diabéticos), dark 50% cacau e tradicional. 


Nestlé Classic Zero: Essa versão não possui lactose e açúcar. Contém 50% de cacau e, portanto, antioxidantes do cacau (flavonóides).


Alfarroba: Na verdade, não é bem um chocolate. A alfarroba é uma vagem, da qual faz-se uma massa muito parecida com o sabor do chocolate. Não possui lactose, glúten, açúcar e cafeína (portanto, gestantes e crianças podem consumir!!). Encontrada nas versões: gotas, damasco com alfarroba, banana passa com alfarroba (meu preferido!), tablete, pó solúvel (tipo achocolatado). É rica em vitaminas e minerais. Possui um sabor bem parecido com o do chocolate, portanto, é um ótimo substituto do mesmo para intolerantes à lactose, diabéticos e quem está querendo perder peso.




  

 
Chocolate meio amargo: Esta versão apresenta de 52 a 62% de cacau. Também é indicado para receitas doces. Uma opção para quem ainda não se acostumou com o chocolate amargo e quer ser mais saudável.
Chocolate amargo: Apresenta a partir de 63 a 72% de cacau em sua composição. Chocolates com porcentagem acima disso, são chamados de “puros” e não levam açúcar nem outros aditivos. Quanto maior a concentração de cacau, mais saudável, pois há menos gorduras e mais antioxidantes.
Chocolate branco: Não é bem um chocolate, pois não vai massa de cacau em sua composição, apenas manteiga de cacau. É muito calórico e gorduroso.

Outra dica: no momento da compra, olhe o rótulo. Veja nos ingredientes a ordem que cada um aparece. Se o primeiro ingrediente for o açúcar, evite o consumo excessivo desse chocolate, pois os ingredientes aparecem em ordem decrescente. Nesse caso, há mais açúcar que massa de cacau, o que não é saudável.
Prefira as opções em que a massa de cacau ou o liquor de cacau aparecem antes da manteiga de cacau e do açúcar.

Update: Ontem fui às Lojas Americanas, e comprei o Alpino Dark 60% cacau. Gente, é muito bom! Ele não é duro como a maioria dos chocolates amargos. Ele é macio e super saboroso. Recomendo!!

Beijos e até a próxima! ;)
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