terça-feira, 7 de agosto de 2012

Água: nutriente vital

Olá,

Que a água é essencial à vida todo mundo sabe, né?
O difícil é colocar em prática e ingerir 2 litros ao longo do dia.
Então, vou te dar mais motivos para que não se esqueça de beber muita água todos os dias. Olha só:

1.   A água é o principal constituinte dos fluidos do corpo humano. É essencial para dissolver e transportar nutrientes como oxigênio e sais minerais.
2.   A água ajuda no emagrecimento, pois normaliza o funcionamento dos intestinos e aumenta a saciedade, porque junto com as fibras presentes nos vegetais “incham” e garantem a sensação de estômago cheio; reduz a absorção de gorduras nos intestinos: as fibras solúveis ligam-se à moléculas de gordura, diminuindo sua absorção – o que otimiza a perda de peso, ajuda a manter o colesterol sob controle e minimiza a prisão de ventre; já as fibras insolúveis (ex: farelo de trigo) passam varrendo os intestinos dos resíduos alimentares. Livre das toxinas, o corpo funciona melhor.

3.      A água auxilia no metabolismo da gordura acumulada. Ao ingerir menos água, os depósitos de gordura aumentam. Ao beber mais, eles diminuem. Os rins ficam prejudicados sem água suficiente, passando sua tarefa para o fígado, que por sua vez não desempenhará bem sua função que é a de metabolizar gordura e convertê-la em energia para o corpo. Quando o organismo recebe pouca água, compensa retendo-a o máximo possível.

4.   Melhora a circulação sangüínea, distribuindo melhor os nutrientes no organismo.

5.   Combate a flacidez.

6.   Ajuda no tratamento da celulite; é responsável pela hidratação das camadas profundas da pele. Os hidratantes não repõem água, apenas criam uma barreira que não deixa a pele desidratar. Ajuda a evitar a retenção de líquidos (quem toma pouca água incha mais, pois retêm líquidos).

7.   Melhora o desempenho muscular, já que ajuda a retirar o ácido dos músculos, causador da sensação de dor.
8.   Auxilia no controle de temperatura.

9.   Evita a formação de cálculos renais, impedindo a cristalização de sais que passam pelos rins.

ORIENTAÇÕES:


●Beba no mínimo 1 litro de água limpa e potável por dia para substituir a água que é perdida pelo organismo. Essa quantidade é complementada pela alimentação e pode ser maior no verão ou na prática de exercícios físicos. Deixe uma garrafa cheia sobre a mesa e tome-a aos poucos ao longo do dia;
●Beba um a dois copos de água assim que você se levantar de manhã.

●Mantenha uma jarra de água filtrada perto de seu espaço de trabalho de modo que você seja lembre constantemente de beber durante o dia. Encha a jarra com a quantidade de água que você quer consumir / dia.  Mantenha frascos da água em seu carro, no escritório, ou em seu local de trabalho

●O ideal é dar ao corpo muita água, de preferência nos intervalos das refeições;

●Evite alimentos que retêm líquidos como: embutidos, sal em excesso e alimentos processados.

●A água de coco é uma ótima bebida hidratante.

●Se for praticar atividade física redobre os cuidados com a hidratação. Inicie a hidratação antes de começar os exercícios. Sempre consuma líquidos durante a atividade física. Para atividades de curta duração a água é a melhor opção. Para atividades de longa duração sugere-se água adicionada de carboidratos. A concentração deve ser de 6-8% para garantir uma absorção rápida Use garrafa individual e com válvula para hidratar-se durante a atividade física.

●Monitore seu peso e a cor da urina (normal = amarelo claro) antes e após a atividade física. Este controle ajuda você a verificar se está se hidratando adequadamente. Lembre-se que a sede está alterada durante o exercício é o primeiro sinal de desidratação. Use o período da recuperação para repor todo o líquido perdido.

Beijos ;)
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