quinta-feira, 26 de março de 2015

Quanto eu posso ingerir de açúcar por dia?

Olá!

Você já parou para pensar na quantidade de açúcar que você ingere todos os dias?

É um pouco difícil mensurar, mas a partir da leitura dos rótulos dos alimentos, podemos identificar a presença ou não de açúcar e se a quantidade desse ingrediente é significativa ou não.
É fato que o alto consumo de açúcar está associado ao aumento dos riscos para diabetes, sobrepeso e obesidade, além de doenças cardiovasculares.
Em números, apenas 5% das calorias ingeridas ao longo do dia, podem vir do açúcar. Ou seja, cerca de 25g de açúcar por dia, ou 6 colheres de chá (para uma dieta de 2000kcal).
  • Agora que você já sabe a quantidade recomendada desse ingrediente, comece a reparar nas tabelas nutricionais dos rótulos dos alimentos que você consome.
  • Você vai se assustar com a quantidade de açúcar que as indústrias adicionam no alimentos (e até mesmo em alguns alimentos salgados, viu?)

Só para você ter uma ideia:

1 colher de sopa de catchup pode ter 4g de açúcar

e 1 lata de refrigerante pode ter 40g de açúcar!!!
 
Uma imagem bem didática, que demonstra bem essa quantidade de açúcar presente nos alimentos, é essa, que está circulando pelas redes sociais:

O mais importante é ter a consciência de que o açúcar em excesso é maléfico à saúde e ler os rótulos, procurando marcas e versões dos produtos com uma quantidade menor desse ingrediente.
Beijos ;)
 

 

Nenhum comentário: