segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Hipertrofia: Devo ingerir só frango, ovo e whey?

Olá,

Que tipo de proteína você escolhe para incluir na sua alimentação?

Vem comigo que eu te explico qual a melhor opção:


Fonte: Google


  1. O valor nutricional da proteína depende da sua constituição de aminoácidos e de sua digestibilidade.
  2. Proteínas de origem animal, como leite e derivados (incluindo caseína e whey), ovos e carnes são consideradas de Alto Valor Biológico, ou seja, contém alta quantidade de aminoácidos essenciais (que o nosso corpo NÃO produz) e possui boa digestibilidade (nosso corpo aproveita grande parte do que é ingerido). 
  3. E os vegetarianos/veganos? Devem escolher proteína provenientes de soja, principalmente a proteína isolada da soja (sempre orgânica e não transgênica). Podem utilizar proteína da ervilha e do arroz integral também. 
    Fonte: Google
  4. Os aminoácidos produzidos durante o metabolismo das proteínas, servem de substrato para construir outras proteínas e também para ativar outros processos metabólicos. 
  5. Aminoácidos (especialmente a leucina, que está presente em leite, whey e carnes), estimulam a síntese proteica.
  6. 20 a 25g de proteína de alto valor biológico ou 2-3g de leucina são suficientes para estimular a síntese proteica máxima.
  7. Essa quantidade de proteína de alto valor biológico (20-25g), geralmente contém 2g de leucina.
  8. Quantidades superiores a 25g de proteína (de uma vez só) não apresentam benefícios extras (ou seja, você não irá hipertrofiar mais por ingerir mais proteína).
Portanto, nem sempre o uso de whey protein é necessário. 

É possível estimular a síntese proteica (e, portanto, a hipertrofia) somente com alimentos ricos em proteína de alto valor biológico, como citado acima.

Não precisa ser somente frango ou ovo.

Varie as proteínas da sua alimentação, pois nem só de proteína vive o homem, né? 

Cada alimento é rico em determinada vitamina e mineral. 

E esses micronutrientes também participam do processo de hipertrofia. 

Então, quanto mais variada sua alimentação, menos deficiências e mais resultados você terá!

Beijos ;) 

Fonte: Fact sheet: Protein and amino acids supplementation, Sports Dietitians Australia. 

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