terça-feira, 20 de setembro de 2011

Matéria no Jornal da Assoceasa - Ceasa Campinas

Olá,

Fui convidada para escrever uma matéria sobre Banana, para o jornal Informativo Assoceasa (Associação dos Permissionários da Ceasa Campinas).
Foram enviadas algumas perguntas e as respostas você confere abaixo:

1-     Quais os tipos de bananas e seus valores nutritivos?
A banana é originária do sudeste da Ásia e produz frutos em cachos formados de pencas. Há diversos tipos ou variedades de bananas. As mais comuns no Brasil são:
Banana nanica: Possui a casca mais fina, de coloração amarelo-esverdeada, sabor doce e é macia. A fruta verde tem sabor adstringente.
Banana prata: Possui aproximadamente 15 cm. Sua casca é amarelo-esverdeada, é menos doce, possui boa consistência.
Banana maçã: É ligeiramente curva, com casca fina, amarelo-clara, polpa branca. Possui sabor suave e adocicado. Por ser de fácil digestão, é bem aceita por bebês e idosos. Indicada para tratar diarreia.
Banana ouro: Mede no máximo 10 cm. Possui casca fina, coloração amarelo-ouro, polpa doce.
Banana-da-terra: É a maior entre as bananas, podendo chegar à 30 cm. Possui casca amarelo-escura e polpa consistente, de cor rosada.
No geral, a banana apresenta consideráveis quantidades de vitamina B, que atua no sistema nervoso, interfere no metabolismo de proteínas e gorduras e melhora sintomas da TPM. Também é fonte de vitamina C, que aumenta a imunidade, melhora a cicatrização e é antioxidante. É fonte de potássio, que está relacionado com a função muscular. O potássio também é importante para os hipertensos que fazem uso de diuréticos, pois repõe o mineral que foi perdido pela urina. Possui ainda boas quantidades de carboidrato de fácil digestão.
Composição nutricional, em 100g de banana:

Kcal
Proteína
Carboidrato
Gordura
Potássio
Banana Maçã
87
1,8g
22,3g
0,1g
264mg
Banana Ouro
112
1,5g
29,3g
0,2g
355mg
Banana Prata
98
1,3
26g
0,1g
358mg
Banana-da-terra
128
1,4g
33,7g
0,2g
328mg
Banana Nanica
92
1,4g
23,8g
0,1g
376mg

2 - Quais doenças ou complicações nutricionais a banana pode prevenir?
A banana in natura pode ajudar a prevenir algumas doenças, por exemplo:
Depressão e Insônia: Devido ao aminoácido triptofano, presente na banana, após seu consumo nosso corpo consegue produzir mais serotonina, o hormônio do bem estar, que ajuda o indivíduo a relaxar e a se sentir melhor.
Hipertensão: Por ser fonte de potássio, a banana consegue repor esse nutriente, que é excretado pela urina dos hipertensos que fazem uso de diurético.

Já a banana verde, por ser mais rica em fibras, previne as seguintes complicações:

Intestino preso ou desregulado: A banana verde possui um tipo de fibra chamada “amido resistente”. Essa fibra fermenta em nosso intestino, sendo fonte de energia para as bactérias presentes na flora intestinal, mantendo sua integridade. Com isso, melhora-se a absorção de nutrientes ingeridos e aumenta-se a imunidade. O fluxo intestino passa a ser regulado, sem crises de diarreia ou constipação.
Colesterol alto: O mesmo amido resistente é responsável por reduzir a produção de colesterol pelo fígado, controlando seu nível circulante na corrente sanguínea.
Diabetes: O amido resistente diminui a velocidade de absorção dos alimentos, evitando picos de açúcar no sangue, o que pode levar à Diabetes ao longo dos anos.
Obesidade: Por ser uma fibra, o amido resistente faz com que a digestão seja mais lenta, mantendo a saciedade por mais tempo. Assim, come-se menos e fica mais fácil perder peso.

3-     Quantas vezes por dia ou semana temos que comer banana?
A banana pode ser ingerida todos os dias. Se o intuito é controlar a pressão arterial, pode-se consumir 2 a 3 bananas por dia para repor o potássio. Se a intenção for controlar o apetite e perda de peso, 1 unidade grande por dia é o adequado, já que se trata de uma fruta um pouco calórica. Ressalto a importância da variedade no cardápio e o consumo de 3 a 4 porções de frutas por dia.
4-     A banana tem alguma característica única em relação às demais frutas?
Sim, o fato de possuir esse tipo de fibra, o amido resistente. Isso a torna um alimento funcional e pode ser utilizada para prevenir e tratar doenças. Também é uma das frutas mais ricas em potássio.
5-     Quais outros alimentos podem ser complementados com a banana, como aveia,     mel, etc.?
Como a banana é uma fruta versátil, pode ser consumida crua, frita, assada, em vitaminas, em receitas.
No café da manhã, pode ser combinada à aveia ou à granola para compor uma refeição rica em carboidrato, fibras e proteínas.
Para atletas ou pessoas que necessitam de uma ingestão calórica mais elevada, a adição de mel à banana amassada pode dar a energia necessária a esses indivíduos.
A combinação com canela em pó ajuda a reduzir a vontade de comer doces e sacia.
A famosa vitamina de banana (com leite, aveia e mel) é muito nutritiva e pode ser consumida tanto pela manhã quanto no lanche da tarde.
Enfim, a banana combina com diversos outros alimentos e, se consumida com moderação, trará muitos benefícios à saúde.
6-     Há alguma dica de receita nutritiva com banana?

Suco com biomassa de banana verde:
Ingredientes:
1 copo de suco maracujá
Folhas de hortelã
1 colher de sopa de biomassa de banana verde
Cubos de gelo
Adoce a gosto (de preferência: stévia, mel, melado, xarope de agave ou açúcar demerara)
Modo de preparo: Bata tudo no liquidificador e beba a seguir.

Muffin integral de banana:

Ingredientes:
1  ovo
¼ de xícara de chá de açúcar mascavo
1 1/3 de xícara de chá de banana picada
1/2 xícara de chá de nozes
1/3 de xícara de chá de óleo de canola
1 colher de chá de essência de baunilha
1/4 de xícara de chá de farinha de trigo
1/4 de xícara de chá de farinha integral
1/2 xícara de chá de aveia em flocos
2 colheres de chá de fermento químico em pó
Quanto baste de canela em pó
1/4 de colher de chá de sal
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio 

Modo de preparo:
Coloque na batedeira o ovo, o açúcar, as bananas, as nozes, o óleo e a baunilha. Bata bem até misturar. Em um recipiente coloque a farinha de trigo, a farinha integral, o fermento, a aveia e o bicarbonato. Misture os ingredientes secos e logo em seguida incorpore delicadamente ao líquido que foi batido. Logo depois coloque nas forminhas para muffins e leve ao forno a 180º C para assar. 

Gostaram? Beijos ;) 

Nenhum comentário: