terça-feira, 6 de março de 2012

Utensílios de cozinha: Qual usar?

Oie,

Seguindo o post anterior, sobre recipientes de plástico, hoje vou falar sobre os utensílios de cozinha, qual o melhor, alumínio, inox, ferro, etc.

- O alumínio em excesso pode ser tóxico ao homem. Algumas doenças podem ser causadas, destacando-se as disfunções neurológicas, como o mal de Alzheimer.


Além dos utensílios, o alumínio é encontrado também no ar, em desodorantes, cosméticos, aditivos alimentares, chá, água e medicamentos.

O alumínio pode migrar do utensílio para o alimento dependendo de certos fatores: qualidade da liga de alumínio, tempo de uso do utensílio, tempo de cozimento, pH do alimento, presença de sal ou açúcar.

Molho de tomate, café, alimento ácidos são alimentos que podem aumentar a migração do metal para os mesmos.

Utensílios novos também possuem a capacidade de elevar o nível de migração do metal para o alimento.

Embalagens de alumínio (lata, refrigerante, chás, cervejas, enlatados) também possuem a capacidade de contaminar os alimentos.

- Já utensílios de ferro possuem esse nutriente, que é indispensável ao Homem.


Alimentos ácidos possuem a capacidade de migrar mais o ferro para o alimento.

Panelas de ferro continuam liberando o mineral por longos períodos.

A quantidade de ferro liberada desses utensílios para o alimento pode chegar a 51% a mais que outros utensílios e pode ser usado como coadjuvante no tratamento de anemia ferropriva.
Pode alterar a cor e o sabor do alimento.
Evite armazenar alimentos nesse tipo de panela, pois pode aumentar a concentração de ferro no alimento, causando distúrbios gastrointestinais, como a diarreia.

- O aço inoxidável é composto ferro+cromo+níquel.


O níquel é um metal tóxico. Mesmo a quantidade liberada desse metal pelas panelas sendo baixa, pessoas sensíveis a ele devem evitar o uso desse tipo de utensílio.

Por conter ferro em sua composição, panelas de aço inox podem contribuir no tratamento e na prevenção de carência desse mineral.
- Há ainda panelas de cobre. Esse tipo de panela só pode ser usada (e vendida) se apresentar um revestimento de ouro, prata, níquel ou estanho. Isso porque o cobre é tóxico à nossa saúde e pode provocar desordens neurológicas.



Por ser condutor, verifica-se redução de cerca de 40% no consumo de gás ao utilizar esse utensílio para cozinhar.

- Outras panelas como a esmaltada e vidro são ótimas opções.


A esmaltada evita proliferação de bactérias.
A de vidro não transfere nehum tipo de resíduo para o alimento.
Portanto, no dia-dia panelas de ferro, inox, vidro, esmaltada podem ser usadas. Já panelas de alumínio devem ser evitadas. Panelas de cobre, só se possuírem o revestimento interno.
Fontes:
Quintaes, K.D. Utensílios para alimentos e implicações nutricionais. Revista de Nutrição, 2000
Beijos ;)

Nenhum comentário: