segunda-feira, 20 de abril de 2015

#temqueter: Potes plásticos sem bisfenol-A

Olá!!

Hoje é dia da #temqueter!!!

E o utensílio que você #temqueter na sua casa é um pote plástico livre de Bisfenol-A.

Mas peraí: Que raios é esse tal de Bisfenol-A???
 
 

Vem comigo que eu te explico:

O Bisfenol-A ou BPA para os íntimos, é um composto utilizado na fabricação da maioria dos plásticos, mas também pode ser encontrado no revestimento interno de latas.

E qual o problema de ingerir essa substância???

Sua ingestão, inclusive o contato da mesmo com o feto, pode afetar o sistema endócrino, aumentando ou diminuindo a ação de hormônios. Isso pode trazer danos à saúde como, infertilidade, modificação no desenvolvimento dos órgãos sexuais, endometriose, câncer.

Como Evitar a Exposição ao BPA:
1 - Use mamadeiras e utensílios de vidro ou BPA free para os bebês.
2 – Jamais esquente no microondas bebidas e alimentos acondicionados no plástico. O bisfenol A é liberado em maiores quantidades quando o plástico é aquecido.
3 – Evite levar ao freezer alimentos e bebidas acondicionadas no plástico. A liberação do composto também é mais intenso quando há um resfriamento do plástico.
4 - Evite o consumo de alimentos e bebidas enlatadas, pois o bisfenol é utilizado como resina epóxi no revestimento interno das latas.
5 - Evite pratos, copos e outros utensílios de plástico. Opte pelo vidro, porcelana e aço inoxidável na hora de armazenar bebidas e alimentos.
6 - Descarte utensílios de plástico lascados ou arranhados. Evite lavá-los com detergentes fortes ou colocá-los na máquina de lavar louças.
7 – Caso utilize embalagens plásticas para acondicionar alimentos ou bebidas, evite aquelas que tenham os símbolos de reciclagem com os números 3 e 7 no seu interior e na parte posterior das embalagem. Eles indicam que a embalagem contem ou pode conter o BPA na sua composição.


Desde 2012, a Anvisa proíbe a venda de mamadeiras com BPA no Brasil.


Fonte consultada: http://www.endocrino.org.br/bisfenol/

Nenhum comentário: